Mundo de MulherMundo de Mulher  InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 As malvadas das colicas!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Elsa Marina

avatar

Câncer Idade : 34

MensagemAssunto: As malvadas das colicas!   Qua 17 Mar 2010 - 17:16

A minha princesa sofreu bastante com as malvadas, e através de muito estudo e pesquisa fiquei a saber que as colicas trata-se de um espasmo doloroso do intestino que afecta bebés com poucas semanas de vida. O pequenino vai mostrar o seu sofrimento chorando horas seguidas"horas a fio".

A cólica começa a manifestar-se à tarde ou à noitinha, pode durar meses ou desaparecer a qualquer altura, geralmente antes do terceiro mês de vida, sem qualquer tipo de tratamento.

É uma sensação nova para o bebê e dói muito.

O choro de cólica é estridente e o bebê apresenta as seguintes características: fica inquieto, com o rosto vermelho, faz caretas, se contorce e encolhe as perninhas até a barriguinha.

Algumas evidências apontam que seja devido à imaturidade do intestino e do sistema nervoso central. Outros alegam que ocorra pela presença de ar em excesso no estômago ingerido durante as mamadas. Parte desse ar se desloca pelo intestino, criando uma distensão abdominal e consequente dor.

Segundo algumas teorias, a cólica seria causada também por uma imaturidade hormonal.

Dois hormônios controlam a motilidade intestinal; a serotonina, que causa contracção, e a melatonina, que responde pelo relaxamento do intestino. O “desbalanço” destas substancias devido à imaturidade do sistema de libertação da melatonina no período nocturno provoca aumento de espasmo intestinal e consequentemente a cólica.

O tipo de alimentação, a condição física do bebê e a irritação, cansaço ou ansiedade transmitida pelos pais, podem ser também outras causas.

Como mencionado, a região digestiva do bebê ainda é imatura ao nascer, sendo ele capaz de ingerir apenas o leite materno. Qualquer outra substancia pode lhe causar cólicas. Também é importante a dieta das mães nesse período, pois qualquer alimento, bebida ou medicamento que elas ingerirem, vai diretamente para a composição do leite materno.

É importante lembrar que antes de tomar qualquer providencia deve-se ter a certeza de que o choro é de cólica.

Para o alívio das cólicas do recém-nascido:

· Coloque o bebê sobre as suas pernas e com um pouquinho de óleo de amêndoas ou camomila em suas mãos, faça leves massagens em sua barriguinha, com movimentos suaves e circulares sempre em sentido horário.

· Coloque o bebê, de preferência sem roupas, sobre a sua pele nua, deitado de bruços e faça massagens em suas costas, sempre deslizando suas mãos suavemente e em movimentos circulares, principalmente na região lombar (região próxima ao bumbum). Deixe o bebê à vontade e faça isso quantas vezes quiser, sempre com muito amor.

· Aquecer a região do abdome da criança costuma amenizar as contrações. Isso pode ser feito com a colocação de bolsas térmicas ou fraldas de pano aquecidas com o passar.

· Deite o bebê de lado direito (essa posição ajuda a esvaziar o estomago), deite-se ao lado e acaricie-o dizendo palavrinhas suaves, de bom efeito calmante nessa hora. Barriga contra barriga. Nada melhor que um contato pele a pele para recém-papais e recém-nascidos com cólicas. Ficar debruçado sobre um lugar quentinho diminui as dores.

· Só deve ser aplicada longe dos horários das mamadas. Coloque o bebê deitado de costas, segure suas pernas e flexione-as, pressionando suavemente os joelhos contra a barriguinha. Depois estique as pernas e repita o movimento várias vezes. Isto ajuda a eliminar os gases.

· Fazer ginástica com as perninhas do bebê como se ele estivesse “pedalando”.

Cuidados a serem tomados:

· Amamentar a criança na posição adequada, ou seja, com uma posição confortável e uma boa pega da auréola do seio materno, de frente para a mão (barriga contra barriga). Nos casos de aleitamento artificial não amamentar a criança deitada e evitar a ingestão de ar da mamadeira, inclinando-a de maneira adequada.

· Aguardar a criança arrotar por pelo menos 10 minutos após a mamada, em posição elevada. Muitas vezes a criança arrota quando se muda sua posição. A alimentação da mãe que amamenta deve ser saudável, com bastante líquidos, porem deve-se evitar a ingestão de alimentos como chocolates, refrigerantes e condimentos. O sistema digestivo do recém-nato tem dificuldade de digerir substancias muito apimentadas.

· Os pais devem manter a tranqüilidade no momento das crises. Quando o choro é muito prolongado, é recomendado a divisão do trabalho entre os pais.

· A mãe não deve ficar nervosa com as cólicas, pois sua ansiedade e insegurança são sentidas pelo bebê que reage com mais cólicas.

· A mãe deve ter em mente que esse período não dura mais que três meses e meio. "Uma eternidade "

· Deve-se criar um ambiente calmo enquanto o bebê é alimentado e a mãe deve aproveitar esse momento com seu filho, ouvindo músicas relaxantes e certificando-se de que ela e seu filho estão fisicamente confortáveis.

Espero ajudar algumas mamas com o meu trabalho de casa.


Leonor 21 de Abril de 2009 anos de puro eterno amor

Voltar ao Topo Ir em baixo
Kristianna

avatar

Sagitário Idade : 37

MensagemAssunto: Re: As malvadas das colicas!   Dom 10 Jul 2011 - 19:42

A minha piolha tambem sofreu imenso...mas porque tinha o intestino muito imaturo, e nao fazoia cócó por ela...
tinha que estimular com um cotonete embebido em oleo de amendoas doces, e so assim fazia, mais tarde começou a tomar um charope para bebes...volta e meia ainda tenho que recorrer a ela, pois ela sai a 100% á mae, com intestino pregiçoso, e nem com legumes verduras, kiwis etc... la vai!!



Zahyrah Não és sequer razão do meu viver
Pois que tu és já toda a min
ha vida!

(Florbela Espanca)


Encontras-nos aqui: http://http://diariodeumaprincesafeliz.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo
http://diariodeumaprincesafeliz.blogspot.com/
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: As malvadas das colicas!   Dom 10 Jul 2011 - 22:30

A Leonor por acaso agora faz sempre 1 vez por dia...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Kristianna

avatar

Sagitário Idade : 37

MensagemAssunto: Re: As malvadas das colicas!   Seg 11 Jul 2011 - 5:10

A minha normalmente tambem tem feito, apesar de ser sempre bastante duro...mas quando vejo que anda mais afelita, dou-lhe o charope de manha e á noite, e anda uns dias impecavel...



Zahyrah Não és sequer razão do meu viver
Pois que tu és já toda a min
ha vida!

(Florbela Espanca)


Encontras-nos aqui: http://http://diariodeumaprincesafeliz.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo
http://diariodeumaprincesafeliz.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: As malvadas das colicas!   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
As malvadas das colicas!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo De Mulher :: Categoria Saúde & Beleza :: Espaço Saúde :: Saúde Infantil :: Recém Nascido :: cólicas-
Ir para: