Mundo de MulherMundo de Mulher  InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Métodos anticoncepcionais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Paulinha

avatar

Câncer Idade : 35

MensagemAssunto: Métodos anticoncepcionais   Seg 8 Mar 2010 - 11:47

Acho que é boa ideia criar um tópico sobre este tema, ainda há alguns "fantasmas" em torno de alguns métodos, e uma vez que somos mulheres desde que nascemos, aqui ficam alguns métodos que se podem adequar às mulheres de diversas idades, fisionomias, mães ou não, com restrições ou ideologias diferentes!
Não vou fazer copy paste de lado nenhum, pois acho que o importante é partilharmos o que sabemos, se bem que a net e os livros são uma ajuda! :D Incentivo a originalidade e referência às fontes!

Vou deixar a fase da explicação do ciclo menstrual e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, embora estejam relacionados, para outros tópicos, ok?

Na minha opinião antes de a mulher se decidir por um método anticoncepcional deve falar com o seu médico na consulta de ginecologia ou de planeamento familiar (recomendo também uma consulta ao médico assistente de família, pois há factores que podem influenciar nas suas recomendações). Façam todas as perguntas e tenham a certeza que ficam elucidadas e sem quaisquer dúvidas, afinal é o vosso corpo, meninas!

Legenda:
*** Método com elevada eficácia contraceptiva
** Método com média eficácia contraceptiva
* Método com baixa eficácia contraceptiva

- Método contraceptivo definitivo
*** ESTERILIZAÇÃO - É um método cirúrgico eficaz para quem não deseja ter filhos, é uma cirurgia complexa que requer algum tempo de hospitalização. As trompas de Falópio são laqueadas ou interrompidas, impedindo a junção do óvulo com o espermatozóide. Este método só deve ser realizado a quem tenha a certeza absoluta que não quer ter (mais) filhos.

- Contraceptivos sem hormonas
*** DISPOSITIVO INTRA-UTERINO COM COBRE - O DIU é um objecto de plástico flexível com um enrolamento de fio de cobre, tem que ser colocado no útero por um médico, e é geralmente recomendado a mulheres que já tiveram, pelo menos, um filho. O DIU actua diminuindo a capacidade de fecundação dos espermatozóides ou modificando as condições de desenvolvimento do endométrio, dificultando a implantação do ovo fecundado, é eficaz durante 3 ou 5 anos.
** PRESERVATIVO - É uma membrana de borracha muito fina (latex) que tem de ser desenrolado no pénis erecto antes da penetração. Aquando a ejaculação, os espermatozóides ficam contidos no seu interior, não entrando em contacto com um óvulo existente.
* MÉTODO DO RITMO - É o também chamado "método do calendário" ou "tabelinha", é usado para saber quando é seguro ter relações sexuais, restringindo a alguns dias antes, durante e após a menstruação, o chamado "período seguro", a eficácia é muito baixa porque a variabilidade dos ciclos poderá ser frequente, comprometendo o método.
* MÉTODO DA TEMPERATURA - Consiste em determinar a data provável da ovulação através da avaliação diária da temperatura rectal, logo ao acordar, porque a temperatura aumenta até meio grau centígrado, após a ovulação. É também um método de eficácia muito baixa, porque só se tem a percepção da elevação da temperatura após a ovulação, o que poderá já ser tarde (os espermatozóides conseguem conservar a sua vitalidade até 3 dias, depois do coito, dentro da mulher). Além disso a mulher poderá ter uma simples gripe e comprometer o método.
* COITO INTERROMPIDO - É um dos métodos mais antigos, sendo também pouco eficaz, que consiste em retirar o pénis da vagina antes da ejaculação. Entre outras causas, existe a possibilidade da existência de espermatozóides na uretra masculina antes da ejaculação, e sobretudo a dificuldade de um controlo seguro do momento do orgasmo, o que compromete o método.

(depois continuo, ok?... já me doem os dedos... :P )

Próximo post: Contraceptivos hormonais com e sem estrogénio e progestagénio

Beijocas, espero que tenham gostado, li bastante nos últimos tempos, pois ainda este ano vou mudar o meu método. Consultei (entre outros) uma brochura actual: "Diferentes mulheres, diferentes métodos contraceptivos" da Shering-Plough
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://portalt21.blogspot.com/
Elsa Marina

avatar

Câncer Idade : 33

MensagemAssunto: Re: Métodos anticoncepcionais   Seg 8 Mar 2010 - 11:50

Muito bom mesmo obrigada por partilhares... sem duvida que irá ajudar a muitas mulheres. :study:
Voltar ao Topo Ir em baixo
khris

avatar

Touro Idade : 27

MensagemAssunto: Re: Métodos anticoncepcionais   Ter 19 Jun 2012 - 21:17

eu só da opinião que os métodos anticoncepcionais devem ser falados com medico de planeamento familiar.. porque depende muito de mulher pa mulher... =)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Métodos anticoncepcionais   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Métodos anticoncepcionais
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» PECADO >>>>>> "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" e "o salário do pecado é a morte
» A Paz de Deus e a Graça de Jesus Cristo esteja em Todos os lares.
» Um feliz domingo a todos na Paz de Deus
» Um Bom domingo a todos na Paz de Deus.
» Um ótimo domingo a todos na Paz de Deus.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo De Mulher :: Categoria Saúde & Beleza :: Espaço Saúde :: Saúde-
Ir para: