As crianças com dislexia já apresentam um conjunto de sinais de alerta durante a infância (pois a dislexia é de carácter desenvolvimental), contudo, um diagnóstico definitivo só deve ser efectuado quando a criança entra para a escola e inicia a aprendizagem da leitura e escrita. Alguns autores defendem que esse diagnóstico só deveria ser efectuado dois anos após entrada para a escola, pois dificuldades na fase inicial da leitura e escrita anteriores a estas idades são banais pela sua frequência. Apesar do diagnóstico definitivo ter que esperar, a intervenção deverá ser iniciada o mais precoce possível.
Aqui estão alguns sinais de alerta que pais e professores devem de ter em atenção quando suspeitam da existência de problemas nas competências de leitura e escrita nos seus filhos ou alunos:
DURANTE A INFÂNCIA:
Atraso na aquisição da linguagem. Começou a dizer as primeiras palavras mais tarde do que o habitual e a construir frases mais tardiamente.
Apresentou problemas de linguagem durante o seu desenvolvimento, dificuldades em pronunciar determinados sons, linguagem ‘abebezada’ para além do tempo normal.
Apresentou dificuldades em memorizar e acompanhar canções infantis e a rima das lenga-lengas.
Dificuldade na consciência e manipulação fonológica. Dificuldade em se aperceber que os sons das palavras podem dividir-se em bocados mais pequenos e em manipular esses mesmos sons.
Entre muitos outros sinais (...).
NA IDADE ESCOLAR:
Lentidão na aprendizagem dos mecanismos da leitura e escrita. Maior lentidão que o normal na aprendizagem das letras e na leitura das sílabas.
Dificuldade em compreender que as palavras se podem segmentar em sílabas e fonemas.
A velocidade da leitura é significativamente abaixo do esperado para a idade: muitas vezes silábica e por soletração.
Bastantes dificuldades na leitura, com a presença constante de alterações e de falhas nos processos de descodificação grafema-fonema e/ou na leitura automática de palavras.
Dificuldades na compreensão de textos escritos devido à sua fraca qualidade na leitura. Normal compreensão quando as histórias lhe são lidas.
A escrita surge com muitos erros ortográficos, com trocas fonológicas e/ou lexicais.
Lacunas acentuadas na organização das ideias no texto e na construção frásica.
Demora demasiado tempo na realização dos trabalhos de casa (uma hora de trabalho rende 10 minutos).
Utiliza estratégias e truques para não ler. Não revela qualquer prazer pela leitura.
Distrai-se com bastante facilidade perante qualquer estímulo, parecendo que está a "sonhar acordado". Curtos períodos de atenção.
Os resultados escolares não são condizentes com a sua capacidade intelectual. Melhores resultados nas avaliações orais do que nas escritas.
Dificuldades em memorizar informações verbais (memória de trabalho verbal).
Dificuldades na aprendizagem de uma língua estrangeira (Inglês).
Não gosta de ir à escola ou de realizar qualquer actividade com ela relacionada.
Apresenta "picos de aprendizagem", nuns dias parece assimilar e compreender os conteúdos curriculares e noutros parece ter esquecido o que tinha aprendido anteriormente.
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Entre muitos outros sinais (...).
FONTE!
Como tenho um sobrinho que tem,e no inicio era muito difícil de compreender,aqui deixo uma pequena ajuda para que precisar! bjs :Beijio: